Uma vez que os guardanapos estão intimamente relacionados com a vida das pessoas e envolvem a indústria de serviços, as tintas usadas devem ser seguras e não tóxicas, com forte adesão e sem sangramento. A impressão em guardanapos foi originalmente impressa com tinta do tipo graxa, que se caracteriza pela boa adaptabilidade na máquina, mas o material impresso tem um cheiro particularmente forte. Algumas impressoras de guardanapo que usam tecnologia de impressão tipográfica tentam usar tinta de glicol (lavável) para imprimir guardanapos para eliminar o cheiro de materiais impressos. Com o progresso gradual da tecnologia de tinta, as empresas de impressão de guardanapos começaram a se voltar para impressão flexográfica à base de água mais adequada tintas, e eles sentiram as vantagens das tintas à base de pigmentos sobre as tintas à base de corantes. Nesse contexto, a tecnologia de impressão flexográfica entrou no palco da impressão em guardanapo, e suas principais vantagens são as seguintes.
(1) O cheiro é menor e tem boa resistência química e resistência à abrasão.
(2) Reduz o fenômeno de sangramento de tinta. Quando alguns guardanapos ficam manchados com bebidas, a tinta deles mancha as toalhas de mesa ou roupas brancas, o que causa reclamações dos consumidores. A tinta à base de água para impressão flexográfica contém resinas e ceras que endurecem após a secagem. Depois que o pigmento substitui a tinta, o sangramento da tinta é reduzido ao mínimo.
(3) Proteção ambiental: Como as tintas residuais (como tintas à base de água e tintas à base de solvente) podem reciclar pigmentos, as tintas de impressão flexográficas à base de água são mais ecologicamente corretas. Por não produzir VOCs, as tintas à base de água para impressão flexográfica atendem aos requisitos de proteção ambiental de redução das emissões de VOC.
(4) Aumentar o lucro da empresa: reduzir a pressão sobre os preços e o estoque de tinta, o que é muito útil para a operação da empresa.